terça-feira, 25 de outubro de 2011

A história do Handebol e seus fundamentos

Escola Estadual  Adventor Divino de Almeida
Campo Grande 25 de outubro de 2011
Alunas:Késia Rita e Hetiele Vieira  nº:26 e 16 1ºD
Disciplina:Ed Física
Professora:Adriana

História do Handebol


   Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
    Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Andebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.


Fundamentos do Handebol
Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.
Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.
Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.

8 comentários:

  1. muito bom esse site me ajudou muito na prova parabéns e obrigado pela ajuda kesia

    ResponderExcluir
  2. foi muito útil esse site de pesquisa ajudou muito para a pesquisa da minha filha que ficou em recuperação em Educação Física! O brigada .

    ResponderExcluir
  3. valeu me ajudou na prova de educação fisica

    ResponderExcluir
  4. valeu me ajudou na prova de educação fisica

    ResponderExcluir
  5. valeu me ajudou na prova de educação fisica

    ResponderExcluir
  6. Muito bom site me ajudo muito no meu trabalho tirei 10 vlw.. :3


    ResponderExcluir
  7. me ajudou no trabalho de educação física .Sorte com o blog

    ResponderExcluir