segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sociologia

E Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo Grande    de  junho de 2011
Aluna:Késia Rita Aquino Rodrigues nº26
Profª:Vanja Marina
Disciplina:Sociologia
                                         CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE
                                                            Agrária
    Sociedade cujo meios de produção giravam em torno da agricultura e/ou do trabalho no campo. Uma sociedade pré-industrial.
   Formas de ocupação da terra, índices de fertilidade dos solos, processos de irrigação, relações econômicas de trabalho e produção agrária, condições de vida da população que habita o espaço rural, processos de modernização do setor agropecuário, combinações de cultivos, aspectos locacionais do sistema de armazenamento e distribuição da produção, são alguns dos temas trabalhados pelos estudos da Geografia agrária.
            
                                                                     Civíl
Sociedade civil se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema .
                                                            
                                                                 De Massas
      A sociedade de massas formou-se durante o processo da industrialização do século XIX, através da especialização em tarefas, a organização industrial em larga escala, a concentração de populações urbanas, a centralização crescente do poder de decisão, o desenvolvimento de um complexo sistema de comunicação internacional e o crescimento dos movimentos políticos das massas.
    Nesse tipo de sociedade, a arte só consegue sobreviver se conseguir cortar as suas ligações com as massas, refugiando-se nos valores ameaçados. Ao longo do século XX, este tipo de teoria foi utilizada para distinguir a arte autónoma, pura e desinteressada da cultura de massa comercializada.

                                                                Pós industrial
    Sociedade Pós-Industrial, no contexto da evolução sociocultural, é o nome proposto para uma economia que passou por uma série de mudanças específicas, após o processo de industrialização. O conceito foi introduzido pelo sociólogo e professor emérito da Universidade de Harvard Daniel Bell na sua obra The Coming of Post Industrial Society: A Venture in Social Forecasting de 1973.
Tais sociedades são frequentemente marcadas por:
  • Um rápido crescimento do setor de serviços, em oposição ao manufaturado
  • Um rápido aumento da tecnologia de informação, frequentemente levando ao termo Era da Informação.
  • Conhecimento e criatividade tornam-se as matérias cruciais de tais economias.
                                                      

                               Sociedade Central ou Sistema-mundo

     Teoria do sistema-mundo ou teoria de sistemas mundiais — teoria de relações internacionais, de geoeconomia e economia política internacional que se centra no estudo do sistema social e suas inter-relações com o avanço do capitalismo mundial como forças determinantes entre os diferentes países, incluindo aos pequenos.
    O fundador da escola Immanuel Wallerstein e seus membros (André Gunder Frank, Samir Amin, Giovanni Arrighi e Theotonio dos Santos) nunca trataram de argumentar que só a unidade de análise real era a economia mundial capitalista, que se originou dentro do sistema do Estado europeu do século XVI e vem a transcender no globo inteiro, sugere sim, que a unidade de análise não deve ser apenas o Estado-nação ou a sociedade nacional, senão o sistema-mundo em seu conjunto.
               

                            Sociedade da Informação

  Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.Ideias de um conhecimento ou informação econômica, sociedade pós-industrial, sociedade pós-moderna, revolução da informação, capitalismo da informação tem sido debatidas nas últimas décadas.
   A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação, atribuindo-lhe várias designações, entre elas a Sociedade da Informação.
             

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário